A banda éden nasceu em 1987, entre um grupo de amigos que frequentavam a mesma Igreja e tinham como objectivo utilizar a música gospel como forma de intervenção e evangelização.
A formação inicial era composta pelos elementos que formavam o Trio Fonseca; Tó-Zé nas teclas, Luís na Guitarra e Cristina na voz, aos quais se juntaram, Manuel Armando na Bateria, e Joel Monte Serrano no baixo e voz.
Nos primeiros meses os Éden ainda tocaram alguns covers de música evangélica brasileira e portuguesa que faziam parte do repertório do Trio Fonseca mas os originais de Joel Monte Serrano eram definitivamente a aposta da banda.
1988, entrou para a banda o baixista Luís Rebelo e Joel passa a tocar guitarra ritmo e solo.
Em 1990, perante algumas dificuldades em reunir o grupo para um compromisso, os elementos optam por terminar a actividade. Foi um ano de silêncio e reflexão para a banda que em 1991 regressa com novos temas e sem Cristina Fonseca que por motivos profissionais se ausenta de Ovar. O facto de Joel Monte Serrano passar a ser o único vocalista e a procura de sonoridade acústicas, marcam o novo som da banda.
1993 é um ano de muitas mudanças, o baixista Rebelo sai, Luís Fonseca passa para o baixo e João Serrano traz o som do saxofone à banda éden.
Em 1996 João Serrano deixou de fazer parte da formação da banda.
Em 2002 a banda comemora 15 anos de actividade com um jantar concerto nos "Jardins da Ria" em S. Jacinto. Uma noite especial que reuniu mais de 50 amigos.
2003, é um ano de renovação com entrada de Ismael Pina para a Bateria e Carlos para as guitarras.
Em Maio de 2004 a banda entra em estúdio para gravar o seu primeiro CD.
Em Julho de 2005 é apresentado o tão aguardado CD; Éden.
Em 2006, depois de quase quatro anos fazendo parte da formação da banda éden, Ismael decidiu seguir outro rumo musical.
Manuel Armando voltou á bateria na banda éden. Depois da saída de Ismael Pina o regresso á bateria do elemento fundador, Manuel Armando, era inevitável.
Em 2007, motivos profissionais estão na origem da saída de Carlos Pereira. A distância, inviabiliza a continuidade de Carlinhos neste projecto. A banda apresenta-se agora como quarteto, voltando à formação que serviu de base ao projecto ao longo dos últimos 20 anos.
No Final de 2007 a banda comemora o 20.º Aniversário e grava o single comemorativo, “A Vida Vai e Vem”.
Desde 2007 a banda tem efetuado vários concertos e tem contado com a participação do guitarrista João Sousa na sua formação como músico convidado.
Em 2012 completam-se 25 anos desde a primeira apresentação da banda. Esta data foi assinalada com um concerto no Orfeão de Ovar.
2015, passaram10 anos desde o lançamento do CD éden.
A partir de 2015, por diversos motivos, a banda entrou num periodo de pausa sem que existe uma data prevista para o seu regresso, mas... Em JESUS há sempre um recomeçar.